Como montar uma banda

só dêem boas músicas para seus filhos ouvirem

Como vocês sabem, o ser humano é um animal considerado racional e por isso tem a habilidade de sentir prazer ao ouvir uma sequência de sons organizados chamada de música.

Claro que com os mais de seis bilhões de pessoas no mundo, existem milhares de músicos e músicas, assim como inúmeros estilos musicais.

É claro que com tanta variedade, existem exemplos que embora sejam ridículos, horríveis, coloridos e nauseantes, atraem grandes massas devido à influência capitalista e às pessoas que nunca ouviram nada de qualidade.

Inspirado em flashes da minha infância no período em que eu saí de casa, construí esse minimanual de como montar uma banda.

Eu não posso dizer que minha experiência em bandas foi uma das melhores, afinal a Caike’s Brothers Band Achoustic International (nome provisório) nunca chegou a se concretizar como uma banda de verdade, quem sabe vocês, jovens crianças não têm mais sorte?

Passo 1: Ouça música de qualidade

Toda grande plantação começa com a primeira semente, se você plantar boas sementes, você terá uma boa plantação, mas se você plantar sementes coloridas…

A música que você ouve será a base do que você tocará. Não descarte música clássica de sua playlist, afinal, os pioneiros do rock nos anos 60 ouviam a música dos anos 50, que por sua vez ouviram a música dos anos 40 e isso vai até chegar nas composições de Mozart e Beethoven.

Porém você não pode se tornar um plágio completo daquilo que você ouve, por isso, quando já estiver com sua banda formada, passe um bom tempo sem ouvir nada antes de compor.

  • O que não deu certos na Caike’s:

    nessa foto falta o pedro e o amigo do pedro, que magicamente consegue não aparecer em nenhuma foto

Pra começo de conversa, essa era a formação da banda:

Caíque: Baterista, Guitarrista, Baixista… um monte de -ista, só não vocalista.

Pedro: Principalmente baterista, mas sabia tocar violão.

Amigo do Pedro: Ele levou uma guitarra…

Henrique: Baixista e Guitarrista.

Rômulo: Ele disse que cantava…

Eu (vikthorcosta): Eu sei tocar um pouco de guitarra…

Cada um ouvia estilo diferentes! Estilos beeeem diferentes, indo de Slipknot até música gospel, de Sex Pistols à The Strokes. É bom ter uma banda eclética, mas ninguém sabia o que tocar!!

Passo 2: Aprenda a tocar um instrumento musical

Depois de plantada a semente, comece a regá-la com carinho. De acordo com o estilo musical que sua banda vai tocar, escolha o instrumento, seja guitarra, teclado, flauta, berimbau. Não se prenda ao modelo de que banda sempre tem que ter: vocalista, guitarrista, baterista e baixista. Inove! Coloque uns chocalhos, um banjo e seja original!

Ah! E todas as pessoas na banda devem saber tocar alguma coisa, nem que seja um triângulo pra marcar o ritmo.

  • O que não deu certo na Caike’s:

Bem, todos lá sabiam tocar alguma coisa, então digamos q não foi tão ruim assim, só q todos estavam em níveis diferentes, um eram incrivelmente bons e outros terrivelmente ruins, talvez esse tenha sido o problema.

observe a diferença de experiência...

Passo 3: Chame pessoas para sua banda

Agora que você já regou sua plantinha, junte mais e mais plantinhas para fazer uma grande e frutífera plantação! (obs. eu não jogo nada parecido com colheita feliz, harvest moon, farmville!!)

Uma banda não é uma banda só com uma pessoa, chame amigos q saibam tocar alguma coisa tipo triângulo, gaita ou algo do tipo, lembre-se da regra de ouro: Se não sabe fazer nada, não entra na banda!

Não adianta chorar espernear, ameaçar cometer homicídio ou suicídio! Não é legal uma banda lotada de gente com um bocado sem fazer nada!

Pode ser legal chamar amigos da escola, mas não leve nada tão a sério, isso pode destruir amizades. Crie bandas só para se divertir, ok?

Passo 4. Sempre ensaie com sua banda

Se quiser tocar sua banda pra frente, marque ensaios num estúdio, sempre existem três opções:

  1. Estúdio improvisado – Levem suas caixas de som e instrumentos para uma garagem ou quarto qualquer, geralmente na casa do baterista.
  2. Estúdio mais-ou-menos – Juntem cinco reais de casa um e procurem nos classificados dos jornais se tem um estúdio barato disponível. É divertido e mais espaçoso.

    se não me engano, a hora nesse estúdio foi R$ 30,00

  3. Estúdio cool – Dependendo do estúdio, vocês devem ir juntando dinheiro pra ir num estúdio profissional e fingir que são uma banda de verdade. Quem sabe vocês também não podem gravar uma fita demo?

    juntem dinheiro por dois anos e aluguem esse estúdio, pirralhos!

  • O que não deu certo na Caike’s:

Deixa eu ver… quantos ensaios mesmo?… Erh…

Tá bom! Tá bom! Nós só tocamos juntos uma vez! Depois cada um voltou para seu mundinho separado! Estão felizes com isso?

Conclusão

esse playboyzinho quebrou o meu violão...

Estou cansado demais para escrever qualquer conclusão, tire você mesmo suas próprias conclusões e monte uma banda se quiser! Afinal eu não mando na sua vida! Seja independente! Seja punk! Não ligue para o sistema e domine o mundo!

Desculpa, viajei…

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em música, pensamentos

3 Respostas para “Como montar uma banda

  1. romulodesousa

    Comentei, só pra estimular mais posts.
    Mas espero que os próximos sejam melhores.

  2. Tá legal! e bem no estilo Victor. VC tem a coragem que eu não tenho…(na verdade, a preguiça até te deixa em paz)

  3. Gabriela

    playboy cretino òwó
    Criticou sem criticar, legal 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s