O que é ufologia?

Voltando às aulas de português (você provavelmente faltou essa) veremos que a palavra Ufologia é formada pelo radical UFO junto do sufixo –LOGIA.

A palavra UFO é uma sigla em inglês para Unidentified Flying Object, que no bom e velho português fica Objeto Voador Não Identificado, o nosso OVNI.

O sufixo –LOGIA significa, entre outras coisas, o conhecimento adquirido sobre determinado assunto, você já viu isso nas palavras BioLOGIA, GeoLOGIA e etec. …

Então Ufologia é basicamente a ciência que estuda os Objetos Voadores Não Identificados e a possível existência de seres extraterrestres, assim como as influências que eles têm sobre nós.

os tripods são descritos no livro de 1898 como "Caixas D'água sobre três pernas mecânicas", eles possuem a mesma aparência no filme de Spilberg

Nós temos váááááários relatos sobre a presença de seres extraterrestres no planeta terra, temos até dois famosos ETs (sigla para Extra Terrestres) brasileiros: O veterano ET de Varginha e a celebridade do momento que é o ET Bilú.

A idéia da história de seres de outro planeta foi concebida inicialmente por Herbert George Wells que publicou em 1898 o livro “Guerra dos Mundos” que conta a história fictícia de uma invasão marciana ao planeta terra.

O livro deu origem ao filme de 2005 de Steven Spilberg.

O primeiro boom sobre aparições alienígenas se deu em 1938, quando o radialista Orson Welles teve a brilhante idéia de transmitir notícias falsas sobre uma invasão alienígena durante o Dia das Bruxas, deixando o país inteiro em pânico.

Mas os relatos de ufologia da maneira que nós conhecemos hoje começou em 1947 com a descrição do piloto norte américa Kenneth Arnold de ter visto objetos que lembravam “Discos deslizando sobre a água” e daí veio o termo “Disco Voador”.

A partir desta publicação, não pararam os relatos dos OVNIs avistados, abduções, círculos nas plantações e possíveis aparições de ETs.

  • O Caso Roswell

RAAF (Roswell Army Air Field) captura disco voador em rancho na região de Roswell

Um dos casos mais importantes foi o Caso Roswell, que a maioria das pessoas já deve ter ouvido falar. Em Junho de 1947 um objeto não identificado caiu na fazenda de Mac Brazel nas proximidades de Roswell.

cena do filme/documentário "Scary Movie 3" (Todo mundo em panico 3) onde um alienígena aparece ao fundo.

Ele inicialmente pensou ser um balão meteorológico (afinal vários caiam em sua fazenda vários dias), mas ao observar novamente os destroços, percebeu que não era nada parecido com os destroços que ele já vira, então recolheu os destroços com a ajuda dos filhos.

Mac ouviu falar que a imprensa pagaria muito dinheiro para ter acesso aos destroços e assim o fazendeiro tornou-se uma celebridade instantânea, dando entrevistas à rádios e jornais.

O suposto “OVNI” foi confiscado, mas o exército afirmou tratar-se somente de um balão meteorológico, embora o próprio Major Jesse Marcel  (que tinha uma leve tendência a exagerar as coisas) tenha dito que nunca tinha visto nesse planeta algo como aquilo.

Papo vai, papo vem… Acabou-se dizendo que os destroços encontrados eram balões do Projeto Mogul, um projeto secreto em andamento para detectar possíveis explosões nucleares soviéticas, por isso o fazendeiro nunca tinha visto nenhum parecido.

Bibliografia: http://www.ceticismoaberto.com/ufologia/2066/roswell-avaliando-o-mito

Amo esse site!

  • ETs Brasileiros

O Etevaldo é um ET brasileiro que apostou no ramo televisivo, mas o ET Bilú já o desbancou

Como eu já disse no começo, temos até um extraterreste conhecido aqui no brasil, que é o…

Não, não é o Bilú…

A aparição de um suposto extraterrestre na cidade de Varginha no sul de Minas Gerais gerou um grande rebuliço (ainda usam essa palavra?) na imprensa em 20 de Janeiro de 1996. Grandes emissoras de tevê faziam reportagens completas sobre o caso.

A história que era passada de boca em boca era de que crianças avistaram seres extraterrestres na cidade e que toda a polícia fora mobilizada para a captura do tal extraterrestre, que fora confiscado para estudos.

segundo a descrição das garotas ele tinha a pela amarronzada, olhos grandes e vermelhos e três protuberâncias na cabeça um pouco semelhantes a chifres.

A versão oficial da história é que no dito dia estava chovendo muito forte, e que um dos moradores da região que sofre de problemas mentais (apelidado de Mudinho) estava agachado catando pedrinhas e gravetos (coisa que ele costumava fazer). Então três meninas o avistaram no meio da chuva forte e o identificaram como um extraterrestre.

Nos registros oficiais também não há a notificação de nenhum animal apreendido.

Quanto ao forte movimento dos policiais no local, é dito que era somente uma movimentação de rotina, então todo o caso do ET de Varginha foi somente um enooorme mal entendido.

Nesse caso eu me baseei na reportagem da ISTOÉ sobre o ET, mas muitos ufólogos e pessoas paranoicas (como eu) acham que a ISTOÉ está somente encobrindo o caso.

Eu não sei o que pensar sobre o caso do ET de Varginha, na minha opinião de conspiratório eu digo que ainda tem alguma coisa escondida… O.o’

Ah, e ainda tem o ET Bilú! Pelo que eu entendi, é a história de um cara que fundou uma espécie de seita ou religião (ou seita religiosa) chamada Projeto Portal que movimento 4 mil reais por ano (OMG!) para que turistas tenham contato com ETs.

imagem do et bilú retirada da reportagem

Esse tal projeto procura deixar os humanos preparados para o contato com seres extraterrestres.

Durante uma reportagem da Rede Record de televisão sobre ufologia, foi mostrado um suposto alienígena chamado Bilú que tinha uma mensagem especial para o planeta terra “Busquem conhecimento”.

Tá! Eu sei que precisamos muito disso no Brasil, mas porque raios o tal ET não parecia com um ET? Parece um cara usando uma fantasia que ficou escondido no mato fazendo um falsete!

O ET Bilú tornou-se um sucesso instantâneo e sua mensagem pode ser ouvida no bom e velho youtube!

Algumas pessoas que participaram dessa seita saíram por se sentir enganadas, mas muitas continuam fiéis até hoje. O líder da seita, Urandir foi denunciado por vender ilegalmente terras no seu sítio em Corguinho, onde planeja criar uma cidade para extraterrestres. Ele também foi indiciado por estelionato e falsidade ideológica.

Seja verdade ou mentira, a existência de vida em outros planetas sempre foi um assunto que atiçou a imaginação de milhões de pessoas e continuará atiçando, pois na minha opinião, nunca será comprovado se realmente existe vida em outro local no vasto universo.

Se vocês pensarem bem, é foda até achar vida inteligente na terra, então é até sensato procurar vida fora dela.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em curiosidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s