A influência das músicas

Dia desses eu estava pensando em alguma coisa que eu não me lembro mais, lembraria se não tivesse sido interrompido por uma agressão auditiva horrível, uma música com uma letra extremamente repetitiva e composição paupérrima invadiu e apoderou-se de minha mente, fazendo esquecer-me do que eu estava pensando, acho que era a paz mundial ou algo assim…

Meu antigo professor e mestre musical, o incrível Maestro Alexandre Ludvig (que nem sabe quem sou eu) disse em uma de suas aulas que músicas com pobre composição musical são aquelas que são mais facilmente reconhecidas pelo cérebro e grudam em nosso subconsciente feito chiclete.

Acho que é a mesma coisa em relação à socialização (eu não sei muito sobre isso, mas acho que funciona assim), se uma pessoa te dá um tapa na cara, você dificilmente irá esquecê-la, embora não goste.

E eu sei que vocês já se pegaram cantarolando o ritmozinho de uma música que odeiam! Certamente possuem um irmão mais novo que gosta desse tipo de música ou pelo menos já encontraram um funkeiro no ônibus que nunca viu um fone de ouvido na vida.

Eu conheço vários professores de português que utilizam músicas em suas aulas, principalmente em aulas de interpretação de texto e eu não tenho dúvidas quanto à ajuda que elas prestam.

só dêem boas músicas para seus filhos ouvirem

Não é preciso procurar muito para perceber que as pessoas que ouvem boas músicas nacionais desenvolvem capacidade uma capacidade de melhor interpretar textos. E as pessoas que ouvem músicas em inglês e têm ao menos uma noção do que estão cantando conseguem desenvolver sua capacidade de conversação.

Eu tenho um amigo que gosta muito de Engenheiros do Hawaii, e todos nós sabemos que para entender as letras do Engenheiros é necessário o mínimo de interpretação de texto. E ele é muito bom em interpretação.

Já as pessoas que são fãs de artistas internacionais e pesquisam a tradução (ou até mesmo traduzem as músicas por conta própria), também treinam a interpretação além de aprender inglês (eu quem o diga).

Só que o Brasil está sofrendo com uma avalanche de músicas que não necessitam de interpretação musical alguma, músicas que fazem o cérebro das pessoas adormecer lentamente até apodrecer!

Existem milhões de músicas brasileiras que são compostas por só uma frase repetida a música toda, sob um fundo musical pobre que deixa essa frase grudada na sua cabeça por horas e horas!! (É o rebolation-tion, é o rebolation-tion).

Tudo bem que essa é uma música dançante (eu não sou muito fã dessas músicas) mas até algumas (bem raras) músicas de escolas de samba tem um conteúdo que faz você parar pra pensar.

Talvez eu já esteja levando muito para o lado pessoal, mas se vocês pararem pra pensar, por que ouvir uma música que além de só falar uma só frase direta por cerca de quatro minutos, é composta por um fundo repetitivo e nada inovador presente em várias músicas semelhantes?

Faça um favor para o seu próprio cérebro e VÁ OUVIR UMA MÚSICA COM MAIS DE CINCO PALAVRAS!

E comprem fones de ouvido, por favor…

1 comentário

Arquivado em música, pensamentos

Uma resposta para “A influência das músicas

  1. Gabriela

    O Ministério da Saúde deveria distribuir fone que nem a Tam, podem não durar muito, mas já salvaria muitas almas do purgatório ‘-‘
    Concordo com você em vários pontos, contudo, faltou um pouco sobre a influencia que essas músicas pobres tem em mentes facilmente maleáveis e despreparadas – adolescentes.
    Quer dizer, algumas são horríveis: induzem ao sexo, a baixaria, a morte, ao desrespeito… e eles se divertem enquanto inconscientemente suas mentes absorvem aquele conteúdo hostil e o guardam para uma situação futura. Sem contar a falta de pensamento próprio vindo do desejo de se ‘enturmar’, como é o que acontece com as modinhas de hoje.
    Música já foi melhor no Brasil ._.’

Deixe um comentário

